Hidratar, nutrir e reconstruir. Estas três palavrinhas mágicas devem fazer parte da sua rotina de beleza e de seus cuidados com os fios. Se elas ainda não estão no seu dia a dia, minha amiga, é melhor começar a pensar nisso, viu? Inclui-las no seu cronograma capilar é fundamental, especialmente se você ainda engatinha nesse terreno e não sabe muito bem o que fazer para ter madeixas sempre incríveis, daquelas que deixam todo mundo morrendo de inveja.

Se liga nas etapas e manda ver!

Antes de tudo, é importante ter os fios sempre hidratados a fim de garantir que a reposição hídrica, que os torna mais macios e maleáveis, esteja sempre em dia. Além disso, é importante focar na segunda etapa, a da nutrição, responsável pela reposição lipídica, isto é, dos elementos necessários para mantê-los saudáveis e que os deixa brilhosos, sedosos e sem sinal algum de frizz. A reconstrução, por sua vez, é a etapa final em que acontece a reposição proteica (de queratina, creatina, arginina e aminoácidos, por exemplo) da fibra capilar que a torna mais resistente.

Mas, afinal, como se dá esse cronograma capilar?

Basicamente definindo a rotina de cuidados dos cabelos e passando pelas etapas apresentadas acima. Hidratar, nutrir e restaurar são verbos conjugados por quem não abre mão de cabelos não apenas bonitos, mas também saudáveis e fortes.

Quem pode adotar esse cronograma?

Todo mundo pode. Não há restrição alguma, afinal de conta, cuidados são sempre bem-vindos, não é verdade? Além disso, quando o que está em jogo é a beleza e a saúde dos fios, não há quem não considere a ideia, sobretudo quem os trata quimicamente e sabe quão sensíveis eles acabam ficando. Todo cuidado é pouco, então é importante correr por fora e fazer com que a hidratação, a nutrição e a reconstrução façam parte da sua rotina de cuidados.

Como equilibrar cada etapa no dia a dia?

Isso varia de acordo com cada tipo de cabelo e de pessoa para pessoa. Há quem opte pelo esquema 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução por mês, mas a necessidade de cada uma é muito particular, então não é necessário seguir um número padrão.

Hidratações são sempre bem-vindas, então se você puder fazer ao menos uma vez por semana, ótimo. Acha melhor aumentar esse número? Melhor ainda! Agora se ao analisar os fios você sentir que eles precisam de um banho especial, nutrição neles! Notou que os fios estão mais frágeis? Sentiu alguma diferença na textura? É aí que a reconstrução mais se faz necessária. Viu só? Elabore um cronograma e passe a segui-lo à risca, mas não esqueça de estabelecer uma regularidade de acordo com as suas necessidades. O lance é não abandonar os fios nem entregá-los de bandeja às agressões dos procedimentos químicos. É preciso se precaver para evitar danos chatinhos de reverter.

Se preferir, peça a opinião de quem entende do assunto, alguém capaz de analisar corretamente o estado do seu cabelo e que por essa razão saberá diagnosticar direitinho as suas necessidades. Se você não está segura na tarefa de definir uma rotina por conta própria, uma ida ao salão vai valer a pena. Assim, com o suporte de um bom profissional, você chegará a um cronograma perfeito para chamar de seu.

Tá liberado mexer no cronograma!

Sim, você não precisa seguir o mesmo cronograma para sempre. À medida que o seu cabelo for respondendo positivamente ao acompanhamento, você pode espaçar um pouco mais uma hidratação e outra, uma nutrição e outra e aí por diante. O que você não pode é se trair e pular alguma etapa do cronograma definido. Assim, não há cabelo que reaja, concorda? Siga à risca e faça as alterações quando os resultados finalmente começarem a aparecer. Ah, outra coisa! Nada de restaurar antes de hidratar e nutrir, viu? Respeite cada etapa do processo para ter o resultado que você espera ter.

Conheça o 3 em 1 da Leads Care

Por falar em cronograma capilar, a Leads Care tem uma dica maravilhosa para você começar hoje mesmo a pôr o seu em prática. É o Milk Shake Mask, voltado para todos os tipos de cabelos, e que é formado por uma calda de morango (hidratação), uma de coco (nutrição) e outra de chocolate (reconstrução). É tudo o que você precisa para ficar com madeixas macias, sedosas, brilhosas e pra lá de resistentes. Esta é a minha dica de amiga para amiga e especialmente para você. E não esqueça, hein, menina? Monte e siga o seu cronograma o quanto antes!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *