Secar o cabelo é uma prática bastante comum, principalmente entre as mulheres que gostam de dar aquela caprichada nas madeixas após a lavagem. Porém, a prática pode prejudicar os fios, caso não seja executada de maneira correta. Você sabia disso?

Com o tempo, a utilização do secador (ou da chapinha) pode contribuir para o aparecimento das pontas duplas, como sinal do enfraquecimento dos fios. Portanto, saber como secar seu cabelo de maneira adequada é fundamental.

Você sabe como usar o secador de cabelo sem agredir os fios? Acompanhe as dicas deste post e aprenda a manter suas madeixas sempre saudáveis e com mais vida!

Não deixe os fios sem umidade

Você não deve deixar os cabelos praticamente secos para usar o secador de cabelo. O ideal é tirar somente o excesso de água com a toalha e já começar a secar em seguida. Usar o secador com os fios secos, além de prejudicar as cutículas e favorecer o aparecimento do temido frizz, dificulta o processo de alisamento.

Outra dica é secar os cabelos ainda úmidos aos poucos, ou seja, dividindo as madeixas em quatro partes. Prenda por mechas e seque com cuidado, assim você conseguirá eliminar melhor toda a umidade que resta na região.

Afaste o secador de cabelo da raiz

O calor em excesso é muito prejudicial, já que pode estimular a produção de oleosidade (sebo). E o resultado pode ser o de madeixas com aspecto engordurado. Um ponto realmente negativo para quem já sofre com a raiz oleosa do cabelo, não acha?

O secador de cabelo deve ficar a uma distância de 10 a 15 cm da sua raiz. Procure também secar o cabelo em diferentes ângulos, partindo da raiz até as pontas.

Aplique um protetor térmico

O protetor térmico é um produto essencial para quem deseja saber como secar seu cabelo sem agredir demasiadamente os fios. Aplique o produto nos cabelos ainda úmidos. Ele protegerá o couro cabelo de possíveis choques e ainda garante que a agressão aos fios seja muito menor.

Se após a secagem você desejar mais brilho nos cabelos, basta aplicar uma quantidade pequena (do tamanho de uma ervilha) no comprimento e nas pontas quando o cabelo já estiver escovado.

Finalize com jato frios para fechar as cutículas

Fechar as cutículas é um procedimento importante para evitar o enfraquecimento dos cabelos e o aparecimento das pontas duplas.

Para isso, finalize a secagem com jatos frios provenientes do secador de cabelo. Assentar o ar frio em toda sua cabeleira também ajuda a evitar o frizz.

Faça hidratações regulares

Hidratar os cabelos é uma medida fundamental para deixá-los mais saudáveis e fortes, sem que percam o brilho.

O cabelo perde proteínas com o uso constante do secador de cabelo (e também da chapinha), por isso a hidratação é recomendada a cada 7 ou 10 dias.

Além de todas essas recomendações sobre como secar seu cabelo, é essencial conhecer bem o seu tipo de cabelo e utilizar produtos de qualidade durante a lavagem. Assim os resultados serão potencializados!

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida que precise esclarecer? Deixe aqui o seu comentário.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *