A umectação capilar é uma técnica incrível e que está muito em alta! É, basicamente, uma hidratação feita com óleos naturais que nutrem e ajudam a recuperar os fios danificados. Em outras palavras: salva o cabelo e dá mais vida aos fios!

Essa técnica ficou conhecida como uma das etapas do cronograma capilar e pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. Se você nunca fez e nem ouviu falar sobre esse processo que promete deixar os fios lindos, venha com a gente! Neste conteúdo, explicaremos como fazer a sua umectação capilar. Confira!

Afinal, o que é umectação capilar?

As cacheadas amam essa técnica, principalmente aquelas que estão fazendo transição. Esse processo nutre o cabelo, hidrata e recupera os fios danificados com as reações químicas e naturais do tempo. Além disso, a umectação capilar é muito democrática e recomendada para todos os cabelos. Você pode fazer e indicar para suas amigas sem medo!

Você sabia que umectar significa umedecer os cabelos? Isso quer dizer que você vai usar os óleos vegetais para umedecer as suas madeixas. Simples, não é mesmo? A técnica cresceu tanto que, hoje em dia, existem diversas formas e óleos diferentes para todo mundo que quer fazer o tratamento no cabelo.

Por que fazer a umectação capilar?

Alguns cabelos, principalmente os cacheados, são naturalmente ressecados. Enquanto outros, podem ressecar por causa das ações do tempo ou dos produtos químicos utilizados. Isso acontece porque com todos esses obstáculos, o óleo que o nosso couro cabeludo produz tem dificuldades para chegar em todo cabelo.

Por isso, contar com uma forcinha é muito válido! A umectação capilar ajuda o cabelo a repor os nutrientes, combater o frizz, o ressecamento e aquele aspecto áspero, sabe? Além de dar brilho, vai deixar o cabelo mais macio e definido. E, cá entre nós, isso é realmente incrível!

Qual óleo usar na umectação capilar?

Tem muitos óleos capilares no mercado e eles são bem fáceis de encontrar. Na hora de escolher o seu, a dica é optar pelos vegetais, que são extraídos das plantas, das sementes, sabe? Veja algumas opções:

Azeite de Oliva Extra Virgem: dá brilho e vitalidade para o cabelo. Tem antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento das células.

Óleo de Amêndoas Doce: penetra muito bem, hidrata e nutre o cabelo. É bem barato e fácil de achar, além de ser rico em vitaminas A e B.

Óleo de rícino (mamona): é barato, pode ser encontrado em farmácias e fácil de aplicar. Deixa o cabelo macio, limpo e estimula o crescimento.

Óleo de coco: deixa o cabelo macio e é uma preferência nacional, podendo ser usado até no corpo. Ele dura bastante, então seu custo-benefício é muito bom.

Óleo de Abacate: é obtido do fruto, não da semente. É rico em lecitina (evita queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.

Como fazer a umectação capilar?

Agora, a dúvida que não quer calar. Como fazer a umectação capilar do jeito certo? Há duas principais formas de fazer e elas são bem simples. Você precisa testar para saber qual é o melhor para o seu tipo de cabelo. Observe:

  1. Aplique o óleo no cabelo sujo, durma com uma touca e enxágue no dia seguinte.
  2. Aplique o óleo no cabelo antes de lavá-lo, deixe agir por alguns minutinhos (quanto mais, melhor) e depois enxágue. Você também pode colocar a touca para dar um efeito térmico enquanto espera.

Como vimos, quem ama ter os cabelos sempre macios, com brilho e bem cuidados, pode apostar na umectação capilar sem medo!

E você, já conhecia a umectação capilar? Conte as suas experiências nos comentários e compartilhe essa dica com as amigas!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *